Lessons In Portuguese

OUTLINE FOR TEACHERS in Portuguese

Esboço para os professores

Propósito:

1. Ajudar os alunos a entenderem que Deus realmente não faz acepção de pessoas.
2. Ajudar os alunos a entenderem e tornarem-se preparados para ensinar as verdades a respeito da cor de pele.
3. Ajudar os alunos a serem mais dependentes no estudo continuo e profundo de toda escritura e depender do Espirito do Senhor para receber verdade e ajudar ao próximo.

Nota: Este esboço e designado para ser uma curta mas porém significante introdução a este tópico. Para uma cobertura mais completa de escrituras, assista a parte 2 da série Blacks in the Scriptures DVD.

Lição 1 – Apresentação

Chame um voluntário (branco) que esteja usando uma camisa branca. Pergunte a um membro da classe qual é a cor da camisa deste voluntário. Peça aos alunos que imaginem uma escala de cor com o branco no final. Agora pergunte que cor está no começo (preto). Que cor se encontra no meio da escala? (cinza). Agora pergunte qual e a cor deste voluntário. Eles não podem dizer branco, porque há uma grande diferença entre a face deste voluntário e a camisa branca que o mesmo esta usando.

Agora pergunte, se fossemos gradualmente escurecer o rosto deste voluntário, que cor se tornaria? (marrom) Sim. Todos nos somos apenas diferentes tons de marrom. Não existem pessoas totalmente pretas ou brancas. Estes são apenas termos de separação criados pelo homem e usados para elevar a si mesmo e para menosprezar seu irmão.

Agora mostre a pulseira de unidade e as diferentes tonalidades de marrom e compartilhe sua mensagem. Não existem pessoas pretas ou brancas. Todos somos simplesmente diferentes tons de marrom. Nos verdadeiramente somos um e temos o mandamento de nos tornarmos um em coração e mente.

Apresentação Alternativa

Distribua várias pulseiras de unidade e peça aos alunos que encontrem o tom mais próximo a sua cor de pele e passe aos outros que estejam a sua volta. Quando todos tiverem tido a oportunidade de usar a pulseira, explique aos alunos que todas as cores da pulseira estão na tonalidade marrom da escala de cores. Isto demonstra que não há pessoas pretas ou brancas, que todos nós somos vários tons de marrom. Pretos e brancos são termos de separação criados pelo homem e usados para elevar a si mesmo e para menosprezar seu irmão.

Discussão e aplicação de escritura

Cor de pele

1 Samuel 16:7

Debata como o Senhor está ensinando Samuel a não julgar pela aparência. O Senhor não vê como o homem vê, pois Ele olha para o coração, e o homem julga pela aparência exterior. Pergunte: Se o Senhor está ensinando o profeta Samuel a não julgar pela aparência, seria próprio se o Senhor mudasse a cor da pele (sugira Caim, Cão, ou os Lamanitas) sugerindo que a aparência exterior de uma pessoa fosse um sinal de dignidade?
Estimule todos presentes a pensar sobre este princípio por si mesmos em relação a referências sobre cor da pele nas obras padrão da igreja.

Alma 55:4-8

Debata como Morôni teve que procurar por um descendente de Lamã entre seu povo porque nenhum deles se sobressaiu por causa da sua cor da pele. É como não precisar procurar um Afro-Americano numa ala em Salt Lake. Exitem tão poucos e se sobressaem tanto que a procura é desnecessária. Debata como Lamã e o pequeno número de homens de Morôni tiveram que se identificar como lamanitas porque os lamanitas não podiam discernir se eram nefitas ou lamanitas. Também, mesmo na presença deles, a escritura diz “e receberam-nos com alegria” e eles não perceberam que estavam sendo enganados por nefitas se passando por lamanitas.

Jeremias 8:21 e Jeremias 14:2

Leia e discuta estas passagens. Nestes versiculos não se encontra a palavra preto. Mas na versão inglesa da Biblia (versao de King James) a palavra “preto” usada ao invés de “luto”. Isto é um bom exemplo que demonstra que a Biblia possui um texto antigo e que muitas vezes não existe uma tradução direta para o idioma no qual está sendo traduzido. É muito importante então ampliar o estudo das escrituras e orar para receber um entendimento mais claro. (Veja e leia D&C 1:24).

2 Néfi 5:21

Leia e pergunte qual e o significado da palavra “pele” nesta passagem. Dependendo das respostas que receber, lembre seus alunos da lei ensinada ao profeta Samuel em 1 Samuel 16:7. Leia a seguinte citação de Bruce R. McConkie dada aos professores do SEI em Agosto de 1978, apenas dois meses depois da revelação que concedeu o sacerdócio a todos os membros dignos do sexo masculino.

“Esqueça tudo o que eu falei, ou que o Presidente Brigham Young, ou o Presidente George Q. Cannon, ou quem quer que seja tenha falado no passado que seja contrário a esta nova revelação. Nós falamos com um entendimento limitado e sem a luz e conhecimento que agora veio ao mundo. Nós recebemos nossa verdade e luz linha sobre linha e preceito sobre preceito. (2 Néfi 28:30, Isaías 28:9-10, D&C 98:11-12, 128:21)
Nós agora adicionamos uma inundação de inteligência e luz neste assunto, e isto apaga toda confusão, opiniões e pensamentos do passado.”

Explique que com conhecimento e luz adicionais três anos depois em 1981, nós recebemos uma nova edição de escrituras, que ajudou a clarificar todo o mal entendido, e se seguirmos todas estas notas de rodapé que foram adicionadas, veremos que tudo se encaixa.

Jaco 3:8

Leia e pergunte: O que vai acontecer quando formos levados diante do trono de Deus? (Julgamento).
Depois de receber resposta verbal, pergunte se o Senhor ira julgar-nos pela nossa aparência física?
Depois de receber vários “não”, explique que a palavra pele nesta passagem não possui sentido literal, e sim espiritual. Leia a passagem novamente. Explique que e consistente com tudo o que temos lido ate agora.

3 Néfi 2:15

Leia e pergunte o que a palavra “pele” significa nesta passagem. Peca aos alunos que sigma a nova nota de rodapé da palavra “branca”, onde eles encontrarão as referências de 2 Néfi 5:21, 2 Néfi 30:6, e Jaco 3:8.
Explique novamente que tudo se encaixa. Todas as passagens que nos fizeram acreditar que os lamanitas na verdade tinham a pele mais escura que os nefitas, agora possuem novas notas de rodapé ou palavras diferentes que nos ajudam a entender que as passagens realmente se referem a uma escuridão ou cegueira espiritual.

Nota especial para os professores

É importante ser espiritualmente sensível a sua audiência quando ensinar sobre este assunto. Provavelmente haverá alguns alunos que terão dificuldade em reconciliar esta nova luz nas escrituras com tudo o que foi ensinado anteriormente a respeito deste assunto. Você terá que controlar a sua aula para que sobrem pelo menos 10 a 15 minutos para este trecho da lição, o qual e designado a corrigir a expectativa irreal que os líderes da igreja são perfeitos.
A seguir encontram-se passos que ajudam a acalmar a ansiedade desses alunos:

O Senhor sabia que erros seriam cometidos e que líderes até pecariam. E se está bem para o Senhor, quem somos nós para julgar? Cristo foi o único homem perfeito a caminhar na Terra e todos os outros necessitam das bênçãos do sacrifício expiatório de Jesus Cristo para superar nossas fraquezas humanas.

D&C 1:24-28

Eis que sou Deus e disse-o; estes mandamentos são meus e foram dados a meus servos em sua fraqueza, conforme a sua maneira de falar, para que alcançassem entendimento.
E se errassem, isso fosse revelado;
E se buscassem sabedoria, fossem instruídos;
E se pecassem, fossem repreendidos, para que se arrependessem;
E se fossem humildes, fossem fortalecidos e abençoados do alto e recebessem conhecimento de tempos em tempos.

Uma das grandes dificuldades enfrentadas por Joseph Smith veio de santos que eram tão presos a suas tradições, que eles não conseguiam totalmente absorver o evangelho do Cordeiro de Deus.

“Tenho tentado por um número de anos preparar as mentes dos santos para receberem as coisas de Deus; mas nos vemos frequentemente alguns deles, depois de consagrarem tudo o que possuem pela obra de Deus, quebrarem-se aos pedaços com vidro assim que apareça algo que seja contrário as suas tradições: eles não conseguem suportar o fogo. Quantos deles serão capazes de viver uma lei celestial, e seguir a frente e receber sua exaltação, eu não posso dizer, mas muitos são chamados, e poucos são os escolhidos”. (ver D&C 121:40)

Joseph Smith

Brigham Young tinha uma grande preocupação concernente aos membros seguirem seus líderes em obediência cega ou não procurarem sua própria confirmação espiritual com relação aos pronunciamentos dos líderes da igreja:

“Que pena seria, se nós fossemos guiados por um homem a destruição total! Vocês temem a isso? Eu temo mais o fato de que este povo tem tanta confiança em seus líderes que eles não irão perguntar a Deus se seus líderes estão sendo guiados por Ele. Eu temo que eles se acomodem num estado de segurança cega, confiando seu destino eterno nas mãos de seus líderes com uma confiança imprudente que nesta mesma se frustraria os propósitos de Deus na salvação deles, e enfraqueceria a influência que eles poderiam dar a seus líderes, se eles soubessem por si mesmos, pelas revelações de Jesus, que eles estão sendo guiados no caminho certo. Que todo homem e mulher saibam, por si mesmos, se seus líderes estão andando no caminho que o Senhor manda ou não. Esta tem sido a minha continua exortação”.

Brigham Young, Journal of Discourses Vol.9, p.150

Conclusão

Incentive cada membro da classe a estudar e orar a respeito de cada uma das passagens de escritura que cobrimos hoje para receber aquilo que Deus quer que eles entendam e conheçam. Lembre os alunos do nosso convênio sagrado de ajudar e edificar aqueles a nossa volta e de compartilhar a alegria do evangelho com o nosso próximo, e que assim que eles procurarem o Senhor para saber destas verdades, Ele encherá as suas lâmpadas com óleo para que eles possam iluminar o caminho do evangelho para outros. Diga a eles que há um tesouro de informação no site do Blacks in the Scriptures o qual eles podem utilizar para auxiliar nos seus estudos.

Compartilhe seu testemunho da sua jornada pessoal para entender essas verdades e a confirmação do espírito que você recebeu.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone